Integrantes

Diretoria

Presidente e Coordenadora

Luciane de Paula (Unesp Assis e PPGLLP - Unesp Araraquara)

Possui graduação em Letras (1997), pela UNESP - Araraquara, mestrado (2001) e doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade e pós-doutorado (2011) pela Université François Rabelais - Tours - France. Atualmente é professora do curso de Letras, Departamento de Linguística, da UNESP - Assis e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP - Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Dialógica do Discurso e atua, principalmente, nos temas: Círculo de Bakhtin, filosofia da linguagem, análise do discurso, semiótica, canção e literatura. Atua como pesquisadora dos Grupos CASA e SLOVO, ambos da UNESP CAr; e coordena o GED, na UNESP - CAs.

Pesquisa

Vice - Presidente

Odilon Helou Fleury Curado (Unesp/FCLAs)

Possui Graduação em Letras (1985) pela Universidade Católica de Goiás; mestrado (1993) e doutorado (1997) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (UNESP - Assis). Atualmente exerce a função de professor assistente doutor na UNESP/Assis. Tem experiência nas áreas de Letras, Educação e Lingüística , com ênfase em Língua Portuguesa e Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, letramento, leitura e produção de textos, Gêneros do discurso

Pesquisa

Secretaria

Daniela Nogueira de Moraes Garcia (Unesp/FCLAs)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: teletandem, novas tecnologias, formação de professores, língua inglesa como língua estrangeira e ensino/ aprendizagem de LE.

Pesquisa

Tesouraria

Lúcia Regiane Lopes-Damasio (Unesp/FCLAs)

Lúcia Regiane Lopes-Damasio fez mestrado (2008) e doutorado (2011) em Linguística na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Assis. Atua na Graduação, como Professora de Língua Portuguesa, e na Pós-Graduação (Mestrado em Estudos de Linguagem-MeEL da Universidade Federal de Mato Grosso), na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em mecanismos de junção, mudança linguística, tradições discursivas, aquisição de escrita e heterogeneidade da escrita/linguagem. Participa, na qualidade de pesquisadora, do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB - nas equipes paulista e mato-grossense), coordenado pelo prof. Ataliba Castilho, do Projeto para a História do Português Paulista II (PHPP II - Projeto Caipira - Subprojeto "Diacronia dos processos constitutivos do texto"), coordenado pela profa. Clélia C. A. S. Jubran; e do Grupo de Estudos da Linguagem (GPEL), coordenado pelo prof. Lourenço Chacon.

Pesquisa

Professores - Pesquisadores

Bénédicte Vauthier (Universidade de Berna – Suíça)

Coordena o Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Berna, na Suíça. Suas pesquisas se voltam aos estudos bakhtinianos e também à teoria e à crítica literária. Possui diversas publicações expressivas.

Galin Tihanov (University of London)

Possui graduação em English & History and Theory of Culture - Sofia University (1988), mestrado em Hebdomadal Council Resolution - University of Oxford (1998), mestrado em Slavic Estudies - Sofia University (1990), doutorado em Transpersonal Psychology Program - Sofia University (1996) e doutorado em Theory of Culture - University of Oxford (1998). Atualmente é professor and chair of comparative literature - Queen Mary - University of London. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Cultural. 

Grenissa Bonvino Stafuzza (Universidade Federal de Goiás – Catalão)

Possui graduação em Letras Português e Inglês (2002) e mestrado em Linguística (2005) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2009) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Araraquara. Realizou o estágio de doutorado PDEE, financiado pela CAPES, na Université Paris XII – Val-de-Marne, Paris, França (2007). É professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (2009), onde lidera o GEDIS – Grupo de Estudos Discursivos. É editora dos CADIS – Cadernos Discursivos (ISSN: 2317-1006 – online), a revista eletrônica do Grupo de Estudos Discursivos. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa. Atua como pesquisadora no campo da análise do discurso nos seguintes temas: literatura, crítica literária universitária, discurso crítico, discurso institucional.

Pesquisa

João Bôsco Cabral dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é Professor Associado 1 na Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos na linha de pesquisa Linguagem, Texto e Discurso. Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, orientando pesquisas nos seguintes temas: funcionamentos discursivos, formação de professores, memória como prática de leitura, estudos polifônicos e discurso universitário institucional. Coordenador do Laboratório de Estudos Polifônicos do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia.

Pesquisa

Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos (UNESP FCLAs)

Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), concluído em 2004, e mestrado em Letras, pela mesma instituição, concluído em 1999. Possui licenciatura em Letras, habilitação Português e Inglês, concluída em 1991, bacharelado em Psicologia, concluído em 2009, e formação de Psicólogo, concluída em 2010, todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Professora Assistente Doutora nas disciplinas de Psicologia da Educação e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua e Literaturas Vernáculas para Curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP. Desenvolve pesquisa na área Linguística Aplicada, atuando principalmente na linha do ensino do português como língua materna e como língua estrangeira. Coordena o projeto de extensão Cursinho Pré-Vestibular Primeira Opção e faz parte dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos; Sociedade, Escola e Desenvolvimento do Professor; e Teletandem e Transculturalidade. É supervisora e pesquisadora do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Linguística Aplicada, Teletandem, Ensino do Português e Ensino do Português para Falantes de Outras Línguas. 

Pesquisa

Marco Antonio Villarta Neder (Universidade Federal de Lavras)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas. Exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Superintende de Ensino. Foi Coordenador do Curso de Letras na modalidade a distância na Universidade Federal de Lavras e na modalidade presencial na Ufla e em outras instituições públicas e particulares.. Atua na Graduação, principalmente no Curso de Letras, seja na modalidade presencial, seja na Educação a Distância. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós Graduação em Administração com a disciplina de Análise do Discurso. Licenciado em Letras (Universidade de Taubaté,1986), mestrado em Lingüística Aplicada (ensino-aprendizagem de língua materna – Unicamp, 1995) e doutorado em Letras (Linguística e Língua Portuguesa – Unesp-Araraquara, 2002). Tem publicações e experiência em projetos na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, lingüística, leitura, produção escrita e formação de professores. Membro dos Grupos de Pesquisa: GAMPLE – Grupo Acadêmico Multidisciplinar: Pesquisa, Linguística e Ensino (Unesp – São José do Rio Preto); GEPPEP (Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise – USP); LEP (Laboratório de Estudos Polifônicos – Universidade Federal de Uberlândia); Estudos de História do Pensamento: Ética, Lógica e Ontologia – Universidade Federal de Lavras – UFLA). Participação em Projetos de Extensão e de Cooperação Internacional .É avaliador do Inep para os Cursos de Graduação na área de Letras.

Pesquisa

Rosineide de Melo (Centro Universitário Fundação Santo André)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Doutorado (2006) e Mestrado (2001) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Letras, Licenciatura Português/ Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André (1989). Experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Comunicação. Professora do Centro Universitário Fundação Santo André. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, enfocando a teoria/análise dialógica do discurso, com temas relacionados a: linguagem, gêneros do discurso e multiletramentos.

Pesquisa

Alunos - Pesquisadores

Alexis Henrique Albuquerque Matarazzo (UNESP/FCLAs)

Graduando em Letras pela UNESP/FCLAs. Optou pela habilitação em Língua Espanhola. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (subprojeto Letras/Espanhol), professor estagiário de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores - CLDP/UNESP-FCLAs e membro do Grupo de Estudos Discursivos - GED. Suas áreas de atuação são: Ensino de língua e literatura espanhola, língua e literatura vernácula e análise dialógica do discurso.

Pesquisa

Aline do Prado Aleixo Soares (UNESP/FCLAs)

Graduanda do curso de licenciatura em Letras com habilitação em Português/Francês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCL Assis/Unesp).

Pesquisa

Ana Paula Lopes Cardoso (UNESP/FCLAs)

Graduanda em Letras com habilitação Português/Italiano pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Membro do Grupo de Estudos Discursivos de Assis (GED/UNESP). Desenvolve, sob a orientação de Luciane de Paula e com financiamento da FAPESP, um projeto de pesquisa (de nível Iniciação Científica) intitulado "Natura Chronos e Avon Renew: a conquista do telespectador por meio de discursos opostos", a partir do qual pensa a respeito da construção dialógico-discursiva de peças publicitárias televisivas, mediante apoio metodológico nos estudos do Círculo de Bakhtin.

Pesquisa

Bárbara Melissa Santana (UNESP/FCLAs)

Aluna do quarto ano do curso de graduação em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. Atualmente possui um projeto de Iniciação Científica na área de Análise do Discurso financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP.

Pesquisa

Glaucia Vaz (UNESP/FCLAr)

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO), onde atua nos ensinos Fundamental e Médio. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGLL/FCLAR), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/ILEEL), onde é pesquisadora do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF). É membro do Grupo de Estudos Discursivos (GED/UNESP). Possui Licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão (2008) e especialização em Leitura e Ensino (2010) pela mesma instituição. Pesquisa sobre identidade e constituição do sujeito criminoso no discurso literário a partir dos pressupostos teorico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa.

Pesquisa

Jéssica de Castro Gonçalves (UNESP/FCLAr)

Formada em Letras, Habilitação Português/Alemão pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Aluna de pós-graduação Lato-Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino e da Mestranda da Pós-Graduação Stricto-Sensu em Linguística e Língua Portuguesa na FCLAr- UNESP. Desenvolve atualmente pesquisas na área de gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, com bolsa CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa GED (UNESP - Assis) e SLOVO (UNESP - Araraquara)

Pesquisa

José Radamés Benevides de Melo (UNESP/FCLAr)

Aluno do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Araraquara, possui especialização em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2008) e graduação em Letras Inglês/Português (2007) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus/Bahia). Foi professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual das redes particular e pública das cidades de Ilhéus e Itabuna durante oito anos. Tem desenvolvido seus trabalhos em torno de temas que envolvem estudos bakhtinianos, análise dialógica do discurso, alusão, análise do discurso, heterogeneidade enunciativa, intertextualidade e leitura. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Câmpus Senhor do Bonfim. Membro do Grupo de Estudos Discursivos – GED, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), grupo de pesquisa liderado pela professora Luciane de Paula; do Grupo de Estudos do Discurso – SLOVO, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, liderado pelas professoras Renata Marchezan e Marina Célia Mendonça; e do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe-UFSCar), liderado pelo professor Valdemir Miotello.

Pesquisa

Marcela Barchi Paglione (UNESP/FCLAs)

Aluna de graduação em Letras com habilitação em português/francês pela Unesp, campus de Assis e integrante do Grupo de Estudos Discursivos, GED, o qual estuda os conceitos de Mikhail Bakhtin e conta com a coordenação da Prof.ªDr.ª Luciane de Paula. Esteve em programa de intercâmbio na Université Charles de Gaulle Lille-3, em Lille-França, contando com bolsa auxílio pelo programa de intercâmbio da Arex (Unesp) durante o segundo semestre de 2012. Atualmente desenvolve uma pesquisa de Iniciação Científica na área de Análise Dialógica do Discurso na qual estuda a construção do sujeito em alteridade e o diálogo constitutivo do enunciado, tendo como objeto a minissérie inglesa Sherlock (BBC).

Pesquisa

Mirian Valéria Gomes Sabeh (UNESP/FCLAs)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela FUNDACAO EDUCACIONAL DR RAUL BAUAB-JAHU (2001). Atualmente é professora efetiva da rede estadual de ensino do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Especializada em Linguística de texto e ensino pela UNESP de Araraquara, no presente momento cursa o mestrado pela UNESP de Assis.

Pesquisa

Nicole Mioni Serni (UNESP/FCLAr)

Aluna de doutorado no Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP de Araraquara. Desenvolve, sob a orientação de Luciane de Paula a pesquisa “Canções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les Misérables”. Concluiu o mestrado no Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP Araraquara com financiamento CNPq. Foi graduada em Letras (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Alemã e respectivas Literaturas) pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Desenvolveu, durante a graduação, sob orientação de Luciane de Paula, com finaciamento FAPESP, um projeto de pesquisa (nível de Iniciação Científica) intitulado “Moça com Brinco de Pérola: diálogos possíveis”, em que pesquisou o discurso fílmico a partir dos estudos do Círculo Bakhtin, Medveded, Volochinov.

Pesquisa

Patrick Paiva de Oliveira (UNESP/FCLAr)

Cursa mestrado em Linguística e Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP). Possui graduação em Letras (Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) pela Universidade de Franca (2008). Cursa Bacharelado em Música, com habilitação em Canto e Arte Lírica, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (2010). É professor de Literatura e Artes no Colégio Lacordaire (Ribeirão Preto – SP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Canto e Educação Musical; e na área de Linguística, em Teoria e Análise Linguística, fundamentadas nas ideias do Círculo de Bakhtin.

Pesquisa

Rafael Marcurio da Cól (UNESP/FCLAr)

Aluno especial de mestrado do programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp - Araraquara. Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Francesa) pela UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2013). Desenvolveu, durante dois anos de graduação, sob orientação da Prof. Dra. Luciane de Paula, com financiamento FAPESP, um projeto de pesquisa de nível: Iniciação Científica, denominado: "ANTROPOFAGIA MUSICAL BRASILEIRA: o estilo de ser Mutante", no qual pesquisou o estilo da banda Os Mutantes, sob à luz dos estudos do Círculo Bakhtin, Medveded, Volochinov. Área de pesquisa em Letras, com ênfase em: análise do discurso, filosofia da linguagem, semiótica russa, canção e literatura. E atuação em: língua portuguesa, produção de texto, interpretação, literatura brasileira, literatura francesa e língua francesa.

Pesquisa

Schneider Pereira Caixeta (UNESP/FCLAr)

Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP – Campus de Araraquara. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela UFG – Campus Catalão. Membro do GEDIS (Grupo de Estudos Discursivos), que desenvolve pesquisas que resultam em publicações individuais e conjuntas, bem como na participação e organização de eventos científicos. Atua como professor de Língua Inglesa, com experiência de imersão linguística de três anos no exterior.

Pesquisa

Tatiele Novais Silva (UNESP/FCLAs)

Aluna no 4º ano do curso de Letras(Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp Assis, membro do grupo de estudos GED e orientanda da Prof. Dra. Luciane de Paula.

Pesquisa