Pós-doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP); mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); graduação em Letras (Fundação Santo André) e Pedagogia (Unicid). Formação (NPP-SP) e Pós-graduação em Psicanálise (FACEI-BA). Professora visitante da Universidade Federal do ABC (2021-2023). Atuação em ensino superior, pós-graduação e fundamental I e II. Elaboração de atividades para livros didáticos - PNLD. Pesquisadora do GED e do GEPSICA. Desenvolve pesquisas em linguística aplicada, norteadas pela Análise Dialógica do Discurso, com olhar para objetos multissemióticos e práticas docentes. Principais publicações: “Arquitetônica bakhtiniana em canções de Arnaldo Antunes: arte e educação em resistência” (In: Letramentos e linguagens em movimento: festschrift para Roxane Rojo, Pontes, 2022); com Roxane Rojo, “Arquitetônica Bakhtiniana e os multiletramentos” (In: Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade, Pontes, 2014); “Letramentos contemporâneos e a arquitetônica Bakhtiniana” (D.E.L.T.A., 2017); “Multiletramentos em ambientes educacionais” (In: Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs, Parábola, 2013); com Beth Brait, “Enunciado/enunciado concreto/enunciação” (In: Bakhtin: conceitos-chave, Contexto, 2005).
Principais projetos
Protótipos didáticos e Objetos de aprendizagem: propostas para o ensino de língua portuguesa à luz da teoria bakhtiniana e da pedagogia dos multiletramentos
MELO, Rosineide de
Pesquisa (Pós-Doutoramento)
2013-2014
Durante o desenvolvimento da pesquisa de Pós-doutoramento (período 2012-2013), constatamos que uma das tendências dos estudos em Linguística Aplicada do IEL, centrados em Letramentos/Multiletramentos, apontava para a necessidade de criação de materiais [digitais] de aprendizagem e/ou de protótipos didáticos (ROJO, 2012) que privilegiassem esse novo contexto impregnado de novas linguagens. Este projeto continuou inserido no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, concentrado na Área de Língua Materna com adoção de (Multi)Letramentos como linha de pesquisa. O estudo agregou: a) as concepções dialógico-discursivas de orientação bakhtiniana, com ponto de articulação no estudo dos gêneros do discurso e seus elementos constitutivos e os estudos sobre (multi)letramentos propostos pelo Grupo de Nova Londres (1996), por (Cope e Kalantzis, 2009) e discutidos por Rojo (2010, 2012) de forma aprofundada, b) às propostas de materiais didáticos / objetos aplicáveis em situação de ensino-aprendizagem. Para dar conta dos aspectos epistemológicos e também do objeto (linguagem/ns) – na multiplicidade em que este se apresentava, recorreremos a outras disciplinas como: semiótica, história, sociologia, tecnologia da informação e da comunicação, etc. constitutivas de nossa prática investigativa em torno da(s) linguagem(ns). A continuidade) da pesquisa forneceu relevantes contribuições ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, uma vez que ampliou o espectro conceitual-metodológico, permitindo aos pesquisadores validar e/ou alterar materiais didáticos sugeridos, cumprindo uma tríplice função: teoria-aplicação-subsídio para professores.
Multiletramentos, Gêneros do discurso e Ensino de Adultos: uma discussão teórica e aplicada
MELO, Rosineide de
Pesquisa (Pós-Doutoramento)
2012-2013
Projeto se inseriu no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, uma vez que a pesquisa agregou discussão teórica e proposta de aplicação. Concentrou-se na Área de Língua Materna e adotou concepções de (Multi)Letramentos como linha de pesquisa. A pesquisa partiu das concepções dialógico-discursivas de orientação bakhtiniana, com ponto de articulação no estudo dos gêneros do discurso e seus elementos constitutivos, em diálogo com os estudos sobre (multi)letramentos propostos pelo Grupo de Nova Londres (2006) e discutidos por Rojo (2010). O interesse por desenvolver este projeto originou-se das inquietações em torno da prática docente de ensino de língua materna no nível superior diante das dificuldades básicas apresentadas pelos graduandos. Associado a esse contexto, um bombardeio de novas linguagens e textos facilitados pela internet constituem o universo dos sujeitos contemporâneos.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência
PAULA, Luciane de
Inovação e Desenvolvimento
2023-2025 (em andamento)
Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).