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Luciano Ponzio
Lattes

Luciano Ponzio

Professor Pesquisador

Università del Salento (UniSalento)

Licenciatura (4 anos) cum laude em “Língua e Literatura Russa, na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras”, da Universidade de Bari. Diploma de “Master of Art in Painting” (4 anos) cum laude pela Academia de Belas Artes de Bolonha. Doutorado (3 anos) em "Ciências Literárias, Filológicas, Linguísticas e Glotodidáticas", Universidade de Salento-Lecce. Pesquisador universitário desde 2004 e Professor Associado da UniSalento desde 2024, Setor Científico Disciplinar “M-FIL/05 Filosofia e Teoria das Linguagens”, leciona Semiótica do Texto e Semiótica do Cinema. Membro do programa de doutoramento "Filosofia: formas e história do conhecimento filosófico”. É Professor visitante em diversas Universidades brasileiras: UFMT; UFSCar; UnB; PUC-RS. Em 2017, foi convidado pela Embaixada da Itália em Brasília (Brasil) para realizar 3 conferências. Colaborou e colabora com diversos periódicos internacionais de alto impacto, integra vários comitês editoriais. Autor, editor, organizador e tradutor de diversos livros e coletâneas sobre Bakhtin e sobre outros autores da Filosofia e da Semiótica.

Principais projetos

Para uma semiótica dialógica

Para uma semiótica dialógica

PONZIO, Luciano.

Pesquisa

2000-2024 (em andamento)

Luciano Ponzio (1974).
Seu principal campo de pesquisa é o da Semiótica do texto artístico, com especial referência à produção artística de Kazimir Malevich e de Marc Chagall em relação à arquitetônica estética bakhtiniana e à semiótica peirceana, concentrando sua atenção nos conceitos de “afiguração” (em contraposição à “representação”) e de “ícone”, bem como em relação ao que São João Damasceno e os Pais da Igreja dizem a respeito do ícone sagrado para se defenderem da acusação de iconoclastia (Concílio de Nicea II). O foco de sua pesquisa está na exaltação da capacidade sintática espécie-específica do animal humano em termos de “linguagem” (ou “escritura”), na recuperação da semelhança icônico-homológica entre palavras e imagens e na relação indissociável entre arte e vida; pesquisa que demonstra a promoção de um diálogo construtivo, criativo e responsivo entre linguagem artística e realidade representacional. Sua linha de pesquisa se fundamenta na Semiótica do Texto e na Teoria e Filosofia das Linguagens, a partir dos trabalhos dos autores Charles Sanders Peirce, Mikhail Bakhtin como principais eixos norteadores e em diálogo com Roland Barthes, Michel Foucault, Jurij Lotman, Roman Jakobson, Jacques Derrida, Thomas Sebeok entre outros.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

PAULA, Luciane de.

Inovação e desenvolvimento

2023-atual (em andamento)

Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

PAULA, Luciane de.

Extensão

2023-2024 (em andamento)

Este projeto de extensão tem como objetivo propor e implementar atividades de leitura e produção de gêneros discursivos diversos na escola e fora dela, possibilitando uma formação multiletrada crítica. O público das ações socioculturais educativas transita entre o último ano do ensino fundamental II (9º ano) e o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e também se volta às associações e coletivos culturais e sociais. Os textos trabalhados, de diversas materialidades (canção, videoclipe, filme, série, pintura, HQ, jogos etc), tratarão de temas contemporâneos e contemplarão conteúdos de Linguagens e Artes, produzidos por autores-criadores negros, mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+. Interessa proporcionar, de forma dialógica, discussões acerca das desigualdades e da intersecção raça-gênero-classe na escola e na sociedade, a fim de refletir acerca da heterogeneidade das diversidades e proporcionar equidades. O projeto, experimental e interventivo, tem caráter extensionista, associado à pesquisa, ao ensino e à inovação. A proposta parte de uma escola pública da cidade de Assis, interior de São Paulo, para, a partir das vivências, desenvolver protótipos de ensino e jogos pedagógicos produzidos com material reciclado, que possam ser adaptados e aplicados em outras comunidades (locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais). Com isso, estimular a inclusão entre jovens, na escola, na comunidade e na universidade (graduação e pós-graduação); e visibilizar vozes e sujeitos excluídos (por preconceito e discriminação), ao potencializar seus saberes, assim como uma forma de sociabilidade de suas culturas, tramadas como formas de atuação – em consonância com os ODS 4, 5, 10,16 e 17, de maneira transversal.

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