top of page

Kelli Machado da Rosa

Professora Pesquisadora

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Kelli Machado da Rosa é Doutora em Letras, na área de concentração em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS- CNPq). É docente da Universidade Federal do Rio Grande onde atua nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/FURG). Suas pesquisas se desenvolvem na área de Linguística em interface com as áreas de Comunicação Social, com ênfase em discurso das mídias, Sociologia da Religião, Educação e Filosofia. Atua como pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Tessitura: Vozes em (dis)curso, sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, certificado pelo CNPq. É membro do GT da ANPOLL "Discurso, Trabalho e Ética", desde 2020.

Principais projetos

Relações entre ética, discurso e mídias: pesquisas sob perspectiva dialógica

Relações entre ética, discurso e mídias: pesquisas sob perspectiva dialógica

ROSA, Kelli Machado da

Pesquisa

2021-2026 (em andamento)

O projeto desenvolve e aprofunda a discussão sobre as relações entre ética, discurso e mídias, em enunciados materializados em diferentes semioses, atentando para a construção de sentidos através dos aspectos linguístico-discursivos, sociais, valorativos e interacionais. Por meio da leitura das obras de Bakhtin e o Círculo, buscamos compreender o funcionamento dos discursos das diferentes mídias, analisando as ações ativas e responsivas nas relações culturais dos sujeitos, na contemporaneidade. Assim, procuramos, através das ações deste projeto, avançar e aprofundar a pesquisa em torno de metodologias de análise dialógica para o discurso das mídias, incluindo-se as demais esferas da atividade humana que possuem direto engendramento no campo midiático, como as esferas literária, jurídica, religiosa, pedagógica etc. Desse modo, nossa ação de pesquisa que pretende abarcar a graduação e pós-graduação, promove a formação inicial e continuada de graduandos em Letras como jovens pesquisadores e como futuros professores de língua portuguesa. Nesse sentido, destacamos que o estudo da produção de sentidos que circulam socialmente possibilita a compreensão da sociedade em que vivemos e, possibilita também a formação de sujeitos críticos, a partir de um olhar ético e reflexivo para os fenômenos discursivos.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

PAULA, Luciane de.

Inovação e Desenvolvimento

2023-atual (em andamento)

Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).

bottom of page