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Laura Pereira Teixeira

Pesquisa Concluída

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara, com pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Possui graduação em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas (Licenciatura), pelo Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica com o apoio da FAPEMIG, entre 2015/2016, e com o apoio do CNPq, entre 2017/2018. Suas pesquisas possuem ênfase na Análise Dialógica do Discurso. É integrante do grupo GED - Grupo de Estudos Discursivos. Tem experiência profissional no ensino de Língua Inglesa para diversos níveis e faixas etárias desde 2013.

Principais projetos

Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres

Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres

TEIXEIRA, Laura Pereira.

Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio: CNPq

2019-2021

O presente trabalho propõe analisar enunciados meme veiculados pelas páginas intituladas Barbie Fascista e Barbie e Ken Cidadãos de Bem, do Facebook. Criadas durante o período do segundo turno das eleições de 2018, essas páginas representam os eleitores/apoiadores de Jair Bolsonaro como os personagens Barbie e Ken, bonecos da Mattel, ridicularizando-os. Nosso objetivo é refletir sobre a construção enunciativa irônica dos memes ao caracterizar as mulheres com posicionamento político de direita como Barbies, em uma crítica feita pelas páginas acerca da alienação e do deslocamento social das mesmas. A fundamentação teórica se centra nos postulados do Círculo de Bakhtin, sobretudo as concepções de linguagem, ideologia, signo ideológico, dialogismo e vozes sociais. Refletiremos sobre a ironia e o riso nos estudos bakhtinianos, recursos utilizados para desestabilizar discursos oficiais. Amparados pelos estudos feministas, observamos o papel da mulher na sociedade, assim como os padrões impostos. O método por nós utilizado é o dialético-dialógico, pautado no cotejo com outros, de diversas esferas e gêneros, como a esfera jornalística. Os resultados refletem acerca não apenas da compreensão das imagens de mulher construídas nessas páginas, mas também sobre o papel e a noção do que é ser mulher no atual contexto social, histórico e político do país. A contribuição consiste em um estudo que busca compreender como os memes se constituem sobretudo como uma forma de crítica social e compõem um retrato da mulher “cidadã de bem” brasileira, refletido e refratado nas redes sociais.

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