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Marcela Barchi Paglione

Pesquisa Concluída

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo programa de pós-graduação da Unesp, campus de Araraquara, e integrante do Grupo de Estudos Discursivos, GED. É graduada em Letras, com ênfase em Português/Francês pela Unesp/Assis e esteve em programa de intercâmbio pela AREX na Université Charles de Gaulle Lille-3, em Lille-França, durante o segundo semestre de 2012. Durante a graduação, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica, com apoio da Fapesp, na área de Análise Dialógica do Discurso, tendo como objeto o seriado Sherlock (2010). Em sua pesquisa de Doutorado, também com auxílio da Fapesp, analisou a construção arquitetônica do gênero seriado, com ênfase na recepção social via fenômeno transmídia a partir das produções autorais dos fãs do seriado.

Principais projetos

Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado

Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado

PAGLIONE, Marcela Barchi.

Pesquisa (Tese de Doutorado) - Apio: FAPESP

2015-2019

A presente pesquisa se centra no gênero discursivo seriado, a fim de refletir sobre sua construção arquitetônica, o que engloba sua produção e circulação social em uma esfera de atividade específica, a televisiva, além da recepção por um grupo de telespectadores. Para tal, tem-se como objeto o seriado Sherlock (2010), da rede BBC, em especial a terceira temporada. O cerne da pesquisa se encontra nas formas de recepção social do gênero, principalmente a narrativa transmídia (Jenkins, 2006) como concretização da escuta-ativa dos telespectadores em relação ao episódio-enunciado, pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo em diferentes plataformas digitais, como blogs, fanfics e fanarts. Visto que todo enunciado é responsivo, (Bakhtin, 2003), respondente a outros em sua memória de passado e memória de futuro, entende-se a narrativa transmídia como uma forma de ampliação do diálogo com o público a partir da convergência das mídias dentro de uma franquia. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados do fenômeno transmídia enquanto respondentes ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero em sociedade.

Sherlock Holmes: a constituição dialógica do sujeito (e) da série televisiva

Sherlock Holmes: a constituição dialógica do sujeito (e) da série televisiva

PAGLIONE, Marcela Barchi.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: FAPESP

2014-2015

A minissérie televisiva inglesa Sherlock conta com a recriação das personagens e do enredo da série literária centrada nas aventuras de Sherlock Holmes ?originalmente de Conan Doyle ? para os dias atuais, de modo que é mantida entre os dois discursos uma relação de interdiscursividade/intertextualidade. Este projeto se propõe a analisar o diálogo travado entre os dois discursos, calcando-se na construção do sujeito Sherlock, mais especificamente em relação ao antagonista Jim Moriarty. Para tal, serão utilizados os conceitos de sujeito, signo ideológico, gênero, enunciado e dialogismo, conforme são discutidos pelo Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov, a fim de compreender como a constituição do herói discursivo da série televisiva é construída, considerando o seu deslocamento no tempo e entre gêneros ? do romance policial do século XIX à série televisiva contemporânea.

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