top of page
Patrícia Vieira Tersariol
ORCID

Patrícia Vieira Tersariol

Pesquisa Concluída

Graduada em Letras com habilitação Português/Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAs/UNESP) e integrante do GED - Grupo de Estudos Discursivos, coordenado pela Prof. Dra. Luciane de Paula. Desenvolveu pesquisa na área de análise do discurso, em nível de Iniciação Científica, sob a orientação da Prof. Dra. Luciane de Paula, com o apoio da Pró-Reitoria da UNESP e do CNPq.

Principais projetos

Mulheres contemporâneas: The Handmaid?s Tale real?

Mulheres contemporâneas: The Handmaid?s Tale real?

TERSARIOL, Patrícia Vieira; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2019-2019

O presente projeto se propõe a analisar o modo como os sujeitos de um enunciado estético, produzido com o objetivo de atingir um público massivo, podem refletir e refratar a vida a partir das configurações sócio-culturais da obra e de suas valorações ideológicas. Desse modo, analisaremos a formação das diversas vozes sociais que constituem esses sujeitos. De modo mais delimitado, iremos analisar a constituição das vozes sociais de, especificamente, quatro personagens femininas de The Handmaid's Tale: Serena Joy, Offred/June, Rita e Tia Lydia. Cada uma delas pertence a um dos quatro grupos em que as mulheres são divididas na série. A pesquisa se fundamenta nos estudos bakhtinianos, principalmente, nos conceitos de sujeito, enunciado, dialogia, vozes sociais, ideologia, reflexo e refração, infraestrutura e superestrutura, forças centrípetas e centrífugas.

Histórias cruzadas de mulheres: uma análise bakhtiniana verbivocovisual de gênero

Histórias cruzadas de mulheres: uma análise bakhtiniana verbivocovisual de gênero

TERSARIOL, Patrìcia Vieira; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2019-2019

O filme Histórias Cruzadas (2011) retrata a sociedade da década de 60, da cidade de Jackson, Mississippi. Nosso objetivo é analisar a maneira como as personagens constroem e alteram as suas identidades na relação de alteridade. Para isso, utilizaremos a teoria bakhtiniana e, principalmente, os conceitos de dialogia, sujeito, enunciado, ideologia e vozes sociais. Além dos elementos verbais, buscaremos analisar os elementos visuais e sonoros. Para analisarmos um enunciado estético que carrega muitas questões sociais, também analisaremos os enunciados à luz das teorias que tratam das questões de gênero, raça e classe. Dessa maneira, discutiremos a construção da identidade das mulheres de tal contexto.

bottom of page