top of page

Bárbara Luqueti Tavares

Pesquisa Concluída

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em Letras, com habilitação em Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCL/UNESP Assis); Integrante do GED - Grupo de Estudos Discursivos, atuando como Pesquisadora, Auxiliar Administrativa, Gerenciamento de site e Financeiro. Desenvolveu projeto de pesquisa em iniciação científica na FCLAs - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis - Unesp, na área de Linguística, em destaque Análise Dialógica do Discurso, com o apoio da Bolsa PIBIC/CNPq a título do projeto: "As Sombras da Noite: o diálogo carnavalizado do vampiro-zumbi", com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP e com o apoio do CNPq, sob orientação da Profa. Dr. Luciane de Paula até 2023. Ademais, atualmente desenvolvo pesquisa na área de Linguística: Análise Dialógica do Discurso sob orientação da Profa. Dr. Luciane de Paula. Também possuo experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso, Linguística, Mikhail Bakhtin e Signo Ideológico. Além disso, estou no curso Gestão da Tecnologia da Informação pela FATEC Assis.

Principais projetos

As Sombras da Noite: o diálogo carnavalizado do Vampiro-Zumbi

As Sombras da Noite: o diálogo carnavalizado do Vampiro-Zumbi

TAVARES, Bárbara Luqueti; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2021-2022; 2022-2023

O filme Dark Shadows (Sombras da Noite), de Tim Burton, centra-se na ambivalência humana, retratada num sujeito que reflete e refrata a dicotomia entre classes sociais que não apenas convivem, mas coabitam seu ser, ao constitui-lo como vampiro-zumbi. A representação da ambivalência marca as relações sociais e a dinâmica de poder da sociedade. A ironia crítica do autor-criador ridiculariza a hipocrisia decadente da aristocracia vampiresca e a exploração capitalista burguesa sobre trabalhadores tratados como operários-zumbis hipnotizados e em transe. Refletir, de modo analítico, sobre como a valoração crítica à desigualdade social se expressa de modo carnavalesco por meio do sujeito protagonista, Barnabas, que se caracteriza como um vampiro-zumbi, é a proposta desta pesquisa, que extrapola o enunciado estético ao pensar sobre sua relação com a sociedade real, de modo refratado pelo riso carnavalesco.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

PAULA, Luciane de.

Inovação e desenvolvimento

2023-atual (em andamento)

Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).

bottom of page