top of page
Débora Mariano de Godoy Preto
ORCID

Débora Mariano de Godoy Preto

Pesquisa Concluída

Graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduada em Letras - licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis (FCL/UNESP Assis).

Principais projetos

Corpos que se espelham: entre Ana's, Mia's e Vik's, a gordofobia

Corpos que se espelham: entre Ana's, Mia's e Vik's, a gordofobia

PRETO, Débora Mariano de Godoy; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2017-2018

A proposta é analisar o incentivo a corpos anoréxicos, bulímicos e vigoréxicos em revistas femininas de moda, beleza e saúde lançadas no Brasil entre os anos 2016 e 2018. A hipótese é a de que os enunciados possuem um tom de autoajuda que inculca, com argumentos convincentes e persuasivos, "modelos" a serem seguidos. A importância da pesquisa proposta se volta ao seu aspecto social, uma vez que os discursos "Pró Ana", "Pró Mia" e "Pró Vic" representam atos enunciativos que refletem e refratam ações sociais, ou seja, semiotizam a vida midiaticamente.

Discursos (Pró) Ana: "Estilos" ou "Dramas" de vida?Discursos (Pró) Ana: "Estilos" ou "Dramas" de vida?

Discursos (Pró) Ana: "Estilos" ou "Dramas" de vida?Discursos (Pró) Ana: "Estilos" ou "Dramas" de vida?

PRETO, Débora Mariano de Godoy; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2016-2017

O projeto tem por finalidade analisar os discursos conhecidos como Pró Ana (pró anorexia) e Pró Mia (pró bulimia) na internet, tendo como base as análises dialógicas das vozes dos sujeitos que neles se constituem. A fundamentação teórica é bakhtiniana e se centra, de maneira mais enfática, nas concepções de sujeito, signo ideológico, diálogo e enunciado. O objeto principal a ser pesquisado é composto por blogs encontrados em meios digitais, a partir da temática da beleza humana e dessas doenças encaradas por pelos sujeitos que se manifestam nos blogs como estilo de vida a ser seguido, bem como analisar o diálogo entre um blog e outro, tendo como foco a temática "beleza e (não) saúde". A hipótese que motiva o projeto é a de que os enunciados desses blogs se caracterizem como discurso de autoajuda. A importância de um projeto voltado a essa temática se centra às questões sociais, flagradas por meio de determinados discursos ("Pró-Ana" e "Pró Mia"). Assim, o teor do projeto proposto se volta à reflexão acerca da relação homem-mundo, sempre materializada na linguagem que, por meio de enunciados, explicitam valores de toda uma geração. Valores modelares que idealizam imagens de beleza e de mulher, reproduzidos por elas, contra si mesmas, em nome de uma aparente "felicidade" anêmica.

Análise do Discurso Pró Ana: beleza e (não) saúde - questões de poder

Análise do Discurso Pró Ana: beleza e (não) saúde - questões de poder

PRETO, Débora Mariano de Godoy; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: BAAE (Unesp)

O projeto propõe realizar um estudo que tem por finalidade montar e desenvolver um projeto de pesquisa (nível de Iniciação Científica) que analise os discursos conhecidos como Pró Ana (pró anorexia) e Pró Mia (pró bulimia) na internet, tendo como base as análises dialógicas das vozes dos sujeitos que neles se constituem. O objeto principal a ser pesquisado é composto por blogs encontrados em meios digitais (entendidos como meios sociais), a partir da temática da beleza humana e dessas doenças encaradas por eles (pelos sujeitos que se manifestam nos blogs) como ?estilo de vida? a ser seguido. Dada a complexidade temática do objeto, o diálogo com outros gêneros (posts, vídeos, entrevistas, entre outros) será contemplado a partir de um estudo profundo a ser realizado desde o início da pesquisa. Se possível, pretende-se ainda acompanhar um grupo de anorexias e bulímicas, em tratamento ou propagadoras de discursos ?Pró-Ana? e ?Pró-Mia? em Assis, a fim de verificar como se encontra essa questão nesta comunidade local e qual a sua relação com os discursos propagados nas redes sociais brasileiras e estrangeiras (mais especificamente, estadunidenses). Como primeira delimitação de corpus, o foco se voltará a adolescentes do gênero feminino e a blogs (de autoria dessas meninas, de 13 a 19 anos) com publicações entre os anos de 2012 a 2015, a fim de se pensar a contemporaneidade dos discursos.

bottom of page