top of page

Ekaterina Volkova Américo

Professora Pesquisadora

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Universidade Federal Fluminense. Integra o Centro de Estudos Asiáticos (UFF), o Grupo de Pesquisa Diálogo (USP), o Núcleo Tradução e Criação (UFF), o Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin (UFLA) e o GED - Grupo de Estudos Discursivos (UNESP). Áreas de atuação: literaturas e culturas da Rússia; semiótica da cultura; tradução; ensino de língua russa.

Principais projetos

Iúri Lotman e a semiótica do cinema

Iúri Lotman e a semiótica do cinema

AMÉRICO, Ekaterina Volkova.

Pesquisa

2023-atual (em andamento)

Um dos conceitos centrais desenvolvidos por Lotman é o de semiosfera, a esfera dos sentidos. As zonas fronteiriças da semiosfera são responsáveis pela interação com outras semiosferas, processo que resulta no surgimento de novas linguagens da cultura e, entre elas, o cinema. O ensaio "Sobre a natureza da narrativa cinematográfica", de 1993, é um dos últimos trabalhos de Lotman, que concentra suas reflexões sobre a arte cinematográfica, tema ao qual ainda em 1973 o semioticista havia dedicado o livro A semiótica do cinema e os problemas da estética cinematográfica (na tradução lusitana, Estética e semiótica do cinema). Segundo Lotman, a arte cinematográfica imita a estrutura de uma língua natural e, portanto, é uma arte essencialmente narrativa que elabora sua própria linguagem (cinelinguagem). Dentro de uma obra cinematográfica, vista como um texto, é possível destacar frases, tempos verbais e até mesmo rimas e anáforas. Lotman aponta ainda a dualidade complexa do enredo cinematográfico, composto por duas camadas: a "literária", recontável em palavras e que, em certo sentido, coincide com o roteiro, e a camada puramente cinematográfica, que pode ser imaginada visualmente, mas não pode ser re-expressa em palavras.

A literatura russa sob perspectiva da semiótica de Iúri Lotman

A literatura russa sob perspectiva da semiótica de Iúri Lotman

AMÉRICO, Ekaterina Volkova.

Pesquisa

2015-atual (em andamento)

A presente pesquisa visa analisar a contribuição do semioticista, crítico literário e filósofo Iúri Lotman (1922-1993) para os estudos da literatura russa, bem como apresentar traduções de alguns dos seus ensaios mais importantes dedicados a esse tema. A obra de Iúri Lotman é mundialmente conhecida, principalmente na área dos estudos semióticos, e serve como referência fundamental para diversas pesquisas. No Brasil, a última década do século XX e as primeiras décadas do século XXI foram marcadas pelo boom das traduções diretas das obras dos escritores russos, principalmente clássicos. Porém, esse interesse por textos russos se restringe praticamente à literatura russa, enquanto uma grande parcela das obras dedicadas à teoria e crítica literária russa permanece não traduzida e, portanto, desconhecida do leitor brasileiro. Embora alguns dos textos de Lotman já tenham sido traduzidos no Brasil, uma parte significativa da sua herança bibliográfica, principalmente os ensaios dedicados à literatura russa, ainda não foi vertida para o português e a sua tradução e análise seria de grande importância e valia não só para o meio acadêmico, como para todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a literatura russa dos séculos XVIII - XX.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

PAULA, Luciane de.

Inovação e Desenvolvimento

2023-atual (em andamento)

Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).

bottom of page