top of page
Patrick Paiva de Oliveira
ORCID

Patrick Paiva de Oliveira

Pesquisa Concluída

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara (2015). Especialista em Literatura Contemporânea pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Graduação em Letras - Português e Espanhol e respectivas Literaturas - pela Universidade de Franca (2008). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UniDomBosco (2020). É professor de Língua Portuguesa na Rede SESI-SP e no Liceu Albert Sabin (Ribeirão Preto - SP). Tem experiência na área de Linguística, especificamente em Teoria e Análise Linguística; e em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Principais projetos

Lendas para cantar: uma análise dialógica do discurso das canções amazônicas de Waldemar Henrique

Lendas para cantar: uma análise dialógica do discurso das canções amazônicas de Waldemar Henrique

OLIVEIRA, Patrick Paiva de

Pesquisa (Dissertação de Mestrado)

2013-2015

O presente trabalho visa compreender como se constituiu a canção brasileira enquanto gênero lítero-musical no início do século XX por meio de conceitos que integram a malha teóricoreflexiva desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. As canções analisadas são partituras para canto e piano e integram a série Lendas Amazônicas compostas por Waldemar Henrique. Foram produzidas entre as décadas de 1930 e 1940, momento em que as manifestações artísticas e culturais são fomentadas pela política econômica instaurada pela Era Vargas e servem de propaganda para a consolidação de um discurso nacionalista. Pretendemos, ainda, compreender de que modo os mitos e lendas da literatura oral são incorporados e reelaborados na produção das canções, a partir da relação recíproca estabelecida entre os gêneros primários e secundários. Nossa metodologia de trabalho é de caráter qualitativo e visa (por meio da abordagem dialéticodialógica) descrever, analisar e interpretar as canções. Uma vez que nosso objeto de pesquisa é composto por planos semióticos heterogêneos, nossas análises serão realizadas em dois grandes níveis: o verbal e o musical apenas por caráter metodológico uma vez que compreendemos a canção como um objeto que se situa histórico e socialmente por meio da mescla simultânea de seus dois planos. Bakhtin, em seu conceito de gênero como enunciado relativamente estável, permite-nos trabalhar com as canções de modo mais confortável dada a instabilidade de definição deste objeto. Para nós, a relação entre a letra e a música é algo que não se dá de forma estanque havendo a primazia de um ou outro elemento

bottom of page