top of page

Grenissa Stafuzza

Professora Pesquisadora

Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Graduada em Letras Português e Inglês (2002) e mestre em Estudos Linguísticos (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), pela Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL-UFU). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Araraquara, com estágio de doutorado PDEE, financiado pela CAPES, na Université Paris XII - Val-de-Marne, Paris, França (2007). É docente da Universidade Federal de Catalão (desde 2009, ainda campus da Universidade Federal de Goiás), onde atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Realizou estágio pós-doutoral (2017) pelo Programa de Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do GEDIS - Grupo de Estudos Discursivos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/571924). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Linguística e atua como pesquisadora de discursos que circulam na esfera midiática, sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin.

Principais projetos

Potencialidades teóricas do Círculo de Bakhtin para análise de discursos verbovocovisuais

Potencialidades teóricas do Círculo de Bakhtin para análise de discursos verbovocovisuais

STAFUZZA, Grenissa.

Pesquisa

2017-2024 (em andamento)

Consideramos que os escritos do Círculo de Bakhtin deixam pistas que nos permitem pesquisar métodos e fundamentos para o estudo de discursos verbovocovisuais como, por exemplo, vídeo, imagem, pôster, cinema, publicidade, performance, canção etc. Nesse sentido, este estudo orienta-se na e pela concepção de natureza filosófico-linguística de se pensar os discursos considerando, por exemplo, o conceito de signo ideológico, que passa pela base marxista da filosofia da linguagem, e segue com os conceitos de gêneros do discurso, diálogo, cronótopo, exotopia, sujeito, ética, estética, arquitetônica, responsabilidade, responsividade, entonação, réplica, polifonia, língua, fala, enunciado, interação discursiva, eco, ressonância, reverberação, reflexo, refração, entre outros, para pensar os discursos em sua verbovocovisualidade. Logo, o objetivo ao qual se propõe este estudo é pensar possíveis fundamentos advindos dos escritos da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin de modo a contribuir para as pesquisas de discursos verbovocovisuais que demandam análises que compreendam a linguagem em seus aspectos linguageiros, sociais, ideológicos e estéticos.

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

PAULA, Luciane de

Extensão

2023-2024 (em andamento)

Este projeto de extensão tem como objetivo propor e implementar atividades de leitura e produção de gêneros discursivos diversos na escola e fora dela, possibilitando uma formação multiletrada crítica. O público das ações socioculturais educativas transita entre o último ano do ensino fundamental II (9º ano) e o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e também se volta às associações e coletivos culturais e sociais. Os textos trabalhados, de diversas materialidades (canção, videoclipe, filme, série, pintura, HQ, jogos etc), tratarão de temas contemporâneos e contemplarão conteúdos de Linguagens e Artes, produzidos por autores-criadores negros, mulheres e da comunidade LGBTQIAP+. Interessa proporcionar, de forma dialógica, discussões acerca das desigualdades e da intersecção raça-gênero-classe na escola e na sociedade, a fim de refletir acerca da heterogeneidade das diversidades e proporcionar equidades. O projeto, experimental e interventivo, tem caráter extensionista, associado à pesquisa, ao ensino e à inovação. A proposta parte de uma escola pública da cidade de Assis, interior de São Paulo, para, a partir das vivências, desenvolver protótipos de ensino e jogos pedagógicos produzidos com material reciclado, que possam ser adaptados e aplicados em outras comunidades (locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais). Com isso, estimular a inclusão entre jovens, na escola, na comunidade e na universidade (graduação e pós-graduação); e visibilizar vozes e sujeitos excluídos (por preconceito e discriminação), ao potencializar seus saberes, assim como uma forma de sociabilidade de suas culturas, tramadas como formas de atuação – em consonância com os ODS 4, 5, 10,16 e 17, de maneira transversal.

bottom of page