top of page

Josiani Kely Milesk

Pesquisa Concluída

Possui graduação em Letras - FAI Faculdades Adamantinenes Integradas (2007). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos- UNIMES (2015). Atua como professora titular de cargo em Língua Portuguesa na Secretaria da Educacao do Estado de São Paulo (SP)- Diretoria de Ensino de Marília. Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) pela UNESP FCL Assis, sob a orientação da Prof Doutora Luciane de Paula, na área: linguagens e multiletramentos, sob o título: "Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena", concluído em 2021. Possui aprovação no exame de Proficiência em Língua Inglesa, conferido em 19 de agosto de 2021, cumprindo assim os requisitos exigidos.

Principais projetos

Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena

Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena

MILESK, Josiani Kely.

Pesquisa (Dissertação de Mestrado)

2019-2021

O presente estudo objetivou refletir acerca de práticas discursivas multimidiáticas vivenciadas no contexto escolar do cronotopo pandêmico. Nossa proposta se centra na análise de discursos presentes em poemas-slams e nos gêneros digitais post e vídeo-minuto, que orbitaram a cena das aulas. As produções são pensadas e realizadas junto a uma turma de estudantes dos 8º e 9º anos de uma escola pública de Marília/SP, inseridos no evento “aula remota”. A partir da temática do racismo/antirracismo – eleita pelos sujeitos da pesquisa – propõe-se a elaboração de projetos de dizer nesses gêneros. Intencionamos, com essa discussão, provocar a ampliação da consciência racial, o posicionamento antirracista e o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas requeridas na contemporaneidade. Por meio de intercâmbios pedagógicos, os alunos-sujeitos tiveram contato vivo com a língua/linguagem no espaço digital, em uma aprendizagem de cunho dialógico, mediada pelas novas tecnologias. Baseamo-nos na pedagogia dos multiletramentos, na teoria dos letramentos multimidiáticos e nas concepções de linguagem, sujeito, ideologia, enunciado e gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin. As incursões analíticas engendram-se pelo jogo da interação e produção de sentidos. Defendemos que a escola e suas práticas não devem ignorar a realidade dos sujeitos que a compõem. Os resultados denotam o alargamento de consciências e saberes concernentes às linguagens da hipermodernidade em convívio multicultural, assim como a desconstrução de preconceitos sobre a poética marginal-periférica e seus atores. Arquitetamos, por fim, um protótipo de ensino, no qual nossas ações foram explicitadas e que servirá de inspiração para outros docentes.

O slam invade a cena

O slam invade a cena

MILESKI, Josiani Kely

Ensino

2019-2021

Protótipo de ensino navegável desenvolvido como parte integrante do mestrado defendido.

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

PAULA, Luciane de.

Extensão

2023-20224 (em andamento)

Este projeto de extensão tem como objetivo propor e implementar atividades de leitura e produção de gêneros discursivos diversos na escola e fora dela, possibilitando uma formação multiletrada crítica. O público das ações socioculturais educativas transita entre o último ano do ensino fundamental II (9º ano) e o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e também se volta às associações e coletivos culturais e sociais. Os textos trabalhados, de diversas materialidades (canção, videoclipe, filme, série, pintura, HQ, jogos etc), tratarão de temas contemporâneos e contemplarão conteúdos de Linguagens e Artes, produzidos por autores-criadores negros, mulheres e da comunidade LGBTQIAP+. Interessa proporcionar, de forma dialógica, discussões acerca das desigualdades e da intersecção raça-gênero-classe na escola e na sociedade, a fim de refletir acerca da heterogeneidade das diversidades e proporcionar equidades. O projeto, experimental e interventivo, tem caráter extensionista, associado à pesquisa, ao ensino e à inovação. A proposta parte de uma escola pública da cidade de Assis, interior de São Paulo, para, a partir das vivências, desenvolver protótipos de ensino e jogos pedagógicos produzidos com material reciclado, que possam ser adaptados e aplicados em outras comunidades (locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais). Com isso, estimular a inclusão entre jovens, na escola, na comunidade e na universidade (graduação e pós-graduação); e visibilizar vozes e sujeitos excluídos (por preconceito e discriminação), ao potencializar seus saberes, assim como uma forma de sociabilidade de suas culturas, tramadas como formas de atuação – em consonância com os ODS 4, 5, 10,16 e 17, de maneira transversal.

bottom of page