top of page

Unesp Assis promove ação de multiletramento com a exposição "Ler e/com blocos"

Nos dias 1º a 3 de dezembro de 2025, foi realizada, na Unesp Assis, a exposição “Ler e/com blocos”, promovida pelo Grupo de Estudos Discursivos (GED). A ação é resultado da integração entre projetos de pesquisa, extensão, inovação e ensino, contando com uma equipe ampla que envolve desde alunos do Ensino Médio (PIBIC Jr.), alunos da graduação, alunos da pós-graduação (como coorientadores), professores e comunidade externa.


Sendo uma ação propositiva de implementação de atividades de leitura e produção de gêneros discursivos na escola, foram trabalhados textos que inspiraram a criação de um minimundo (MOC/DIY) personalizado, em um trabalho dialógico-transversal. A proposta articula temáticas contemporâneas e contempla conteúdos curriculares do Ensino Médio, organizados em blocos de saberes interdisciplinares.


O evento buscou fomentar a leitura e a produção textual questionadora, além de possibilitar o acesso a materiais e metodologias de ensino-aprendizagem socioculturais, em parceria com a escola pública e com a pesquisa científica. Assim, recebeu um público variado, do CCI (crianças de 2 a 3 anos) à terceira idade, incluindo perfis diversos: crianças, jovens (alunos de todos os cursos da FCLAs, da educação básica e dos programas de pós-graduação de Assis), adultos (docentes da universidade e da educação básica) e membros da comunidade externa.


No primeiro dia (01/12), o evento recebeu 7 visitantes pela manhã, 15 à tarde e 8 à noite, totalizando 30 pessoas. No segundo dia (02/12), foram 15 pela manhã, 25 à tarde e 5 à noite, totalizando 45 visitantes. No terceiro e último dia (03/12), houve 12 visitantes pela manhã, 5 à tarde e 10 à noite, totalizando 27 pessoas. Assim, ao final dos três dias, o evento somou 102 visitantes.


A proposta geral foi estimular a autonomia e o protagonismo cidadão por meio da criação e construção de MOCs/DIY focados em produções de diferentes fandoms, como Harry Potter, Família Addams, Tim Burton, Disney, entre outros, com ilhas específicas no minimundo. Todo o trabalho foi alicerçado nas orientações dos documentos oficiais para o multiletramento no ensino: um ensino que aproxima realidades e saberes a partir da compreensão de que não lemos, escrevemos ou falamos coisas isoladas, mas em blocos de texto/discurso que manifestam sentidos. Pensamos de maneira integrada por meio da linguagem tridimensional, em blocos dialógicos que formam o enunciado concreto.


Dessa forma, as produções apresentadas na exposição evidenciam, como estratégia de ensino, redes de leitura que refletem e refratam o pensamento em ação, a partir de blocos de tijolos MOC.

 

Rafaela dos Santos Batista


Confira abaixo alguns registros da exposição



.

bottom of page