Adiado para 2021

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

V Simpósio Internaconal de Estudos Discursivos

Copyright © 2016 GED

Apresentação

 

O V SIED – Simpósio Internacional de Estudos Discursivos pretende reunir estudiosos brasileiros e estrangeiros das diferentes perspectivas discursivas, a fim de promover a reflexão acerca da colaboração das Análises Discursivas (seja da Análise Dialógica do Discurso, seja da Análise de Discurso de linha francesa ou ainda Análise Crítica do Discurso, as semióticas – tanto francesa quanto norte-americana e russa) às pesquisas brasileiras no campo das Letras, de maneira profunda e crítica. As perspectivas discursivas são contempladas como linhas teórico-analíticas expressivas focadas em enunciados verbais, vocais/sonoros, visuais e/ou sincréticos. As discussões se voltam às questões estética, ética, sociais, culturais e midiáticas. O evento contará com minicursos, oficina, mesas-redondas, conferências e comunicações (individuais e coordenadas). A programação geral se voltará aos estudos dialógicos do discurso, visto que há 45 anos Bakhtin partiu e deixou um legado tão contemporâneo e complexo à humanidade. Considerado o momento vivido, a temática se volta à relação corpo e resistência na “era da pós-verdade” “fake”.

 

 

Informes importantes acerca do evento:

 

  • As inscrições para participação no SIED, em todas as modalidades, são feitas exclusivamente pelo site do GED (www.gedunesp.com). 

  • Somente os associados do GED podem apresentar trabalhos nos SIEDs.

  • Os interessados em se associar para apresentar trabalho no evento deverão concluir o processo de associação, por meio do site do GED, tendo em vista a data de realização do Simpósio, pois o sistema só admite o envio de resumos de associados.

  • Encerrado o prazo de inscrições para o V SIED, novas associações só voltarão a ser efetuadas após o término de realização do evento.

  • Em “Associe-se”, finalize o processo de associação e crie a sua área no site, a partir da qual terá um espaço de associado no GED e nos SIEDs.

 

 

 

OBJETIVOS

 

 Os objetivos do V SIED podem ser elencados da seguinte maneira:

  •  Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas dos estudos discursivos;

  • Refletir sobre o papel das Análises Discursivas no Brasil e no exterior, na contemporaneidade;

  • Analisar discursos verbivocovisuais com ênfase ao corpo e à resistência;

  • Aprofundar estudos realizados pelos pesquisadores do GED e de outros Grupos de Pesquisa;

  • Complementar e ampliar conhecimentos adquiridos na graduação em Letras e na pós-graduação em Letras, em Linguística, em Estudos da Linguagem, em Literatura, em Educação ou em áreas afins;

  • Fortalecer a Internacionalização e a construção do saber em rede, entre a Unesp e outras instituições e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros;

  • Expandir o diálogo entre academia e sociedade.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

A realização do V SIED se justifica pela necessidade de se refletir de maneira criteriosa acerca dos estudos discursivos na contemporaneidade, tanto no Brasil quanto fora dele, uma vez que as pesquisas têm se constituído cada vez mais em rede e os enunciados privilegiam uma construção verbivocovisual. A sua importância ocorre por estimular e colaborar com a atuação profissional de professores e pesquisadores da área de Linguística, Letras e Artes, bem como de áreas afins (como História, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Comunicação, entre outras). A ênfase do evento é dada a contribuição de concepções bakhtinianas, pecheutianas, foucaultianas e semióticas, tão em voga na contemporaneidade. A preocupação se volta à pertinência dessas perspectivas teórico-analíticas diante de enunciados verbivocovisuais centrados nas questões do corpo e da resistência, especialmente aqueles produzidos, circulantes e recebidos nas esferas artísticas socioculturais.

 

 

PÚBLICO ALVO

 

O perfil do público ao qual este projeto atende é formado por estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado), pesquisadores e professores da área de Linguística, Letras e Artes, assim como áreas afins. Estima-se que este projeto pretende beneficiar uma média de 500 pessoas.

 

 

 

 

 

Home

GED