Pesquisas - Tatiele Novais Silva (UNESP/FCLAs)

imagem para capa.jpg
imagem para capa.jpg

press to zoom
imagem para capa.jpg
imagem para capa.jpg

press to zoom
1/1

Doutorado

As vozes sociais em Downton Abbey: um olhar sobre as mobilizações espaço temporais

Tatiele Novais Silva, 2018

 

Este projeto se propõe a estudar o enunciado Downton Abbey e tem como objetivo refletir sobre a construção das vozes sociais que fazem parte da construção arquitetônica desse enunciado estético. A partir da análise da obra este trabalho busca investigar como se dá a construção e o embate de vozes sociais de diferentes grupos a partir das movimentações sócio-espaço-temporais dos sujeitos caracterizados no seriado. A fundamentação teórica do trabalho está calcada na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, Medvíedev, Volochínov, especificamente no conceito de vozes sociais. Por meio do estudo do corpus pelo viés da dialogicidade da linguagem, acredita-se que seja possível refletir sobre a construção de hierarquia de vozes em enunciados compostos pela verbivocovisualidade, o que pode contribuir para se compreender as relações sociais manifestadas como reflexo e refração em diferentes dimensões da linguagem.

Orientadora: Luciane de Paula

TESE

Mestrado

As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros 

Tatiele Novais Silva, 2015

 

O presente projeto propõe estudar a questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na construção estética e no estilo constituintes dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros discursivos. Este projeto pretende analisar tanto o discurso romanesco Anna Kariênina (2009), de Liev Tolstói; quanto o da obra fílmica Anna Karenina, de 2012; fundamentado na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. O que norteia a reflexão deste projeto é a temática do adultério e as relações familiares, uma vez que são centrais nos dois textos que compõem o corpus da pesquisa. A relevância deste projeto justifica-se por tentar proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem (colocada de maneira interdiscursiva/intertextual), o que pode contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e dos gêneros, especialmente ao se considerar a caracterização verbo-voco-visual, particularmente, do gênero fílmico.

 

Orientadora: Luciane de Paula

press to zoom

press to zoom
1/1
DISSERTAÇÃO

Iniciação Científica

A Vaidade de Dorian Gray: análise dialógica entre gêneros – o romance e o cinema no centro da cena

Tatiele Novais Silva, 2013

 

O presente projeto se propõe a estudar a questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na estética e no estilo constituintes dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros discursivos. Este projeto pretende analisar tanto o discurso romanesco de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; quanto de duas adaptações, de título homônimo, para cinema, da referida obra, sendo uma de 2009, de Oliver Parker; e outra de 1945, de Albert Lewin. O que norteia a reflexão deste projeto é a temática vaidade humana, uma vez que ela é central nos três textos que compõem o corpus da pesquisa. Por meio dela, é possível refletir acerca do quanto a linguagem é ideológica e, nas palavras do filósofo russo (Bakhtin), “reflete e refrata” valores sociais como representação em sua semiose, figurativizada de maneira diferente em cada obra, decorrente, tanto do estilo de cada autor-criador quanto da diferença de tempo-espaço (cronotopo) de cada produção, em especial, ao se levar em consideração que se tratam de gêneros discursivos (literatura – romance; e cinema – filme) distintos. A relevância deste projeto justifica-se por tentar proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem que possa contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e do gênero. A ideia central é refletir acerca de valores sociais coletivos e individuais por meio da análise dos elementos linguísticos e translinguísticos dos discursos elencados como corpus da pesquisa, fundamentados nas concepções de diálogo, discurso, sujeito, cronotopo, signo ideológico e gênero da filosofia dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. Acredita-se que tal pesquisa possibilite maior compreensão acerca da forma específica de realização de atos discursivos estilísticos de cada obra e de suas relações dialógicas.

 

Pesquisa financiada pela Fapesp (processo nº 2013/01304-3)

 

Orientadora: Luciane de Paula

The_picture_of_Dorian_Gray_by_Gerwell.jpg
The_picture_of_Dorian_Gray_by_Gerwell.jpg

press to zoom
The_picture_of_Dorian_Gray_by_Gerwell.jpg
The_picture_of_Dorian_Gray_by_Gerwell.jpg

press to zoom
1/1