Pesquisas - Schneider Pereira Caixeta (UNESP/FCLAr)

Viola carro.jpg
Viola carro.jpg

press to zoom
Viola carro.jpg
Viola carro.jpg

press to zoom
1/1

Mestrado

“Agora eu fique doce”: o discurso da autoestima no Sertanejo Universitário

Schneider Pereira Caixeta, 2014

 

Este projeto visa analisar o discurso das letras de canções do Sertanejo Universitário no que tange à temática da autoestima masculina e feminina como constituição e expressão de identidades sertanejas contemporâneas. Enquanto no Sertanejo de Raiz as letras abordam temas como os prazeres e as dificuldades da vida no campo, no Sertanejo Pop, os temas centrais são o amor não correspondido e a traição. Já os “universitários do sertão” cantam sobre prosperidade, baladas e poligamia, com um evidente enaltecimento à autoestima. Tendo consciência de que nas letras de canções encontramos “concepções de enorme importância para os ouvintes como meio de transmissão de novos ou tradicionais valores em curso” (MEDINA, 1973, p. 22 apud ROCHA; FERNANDES, 2009, p. 1224), é possível afirmar que, ao analisar as canções, podemos entrar em contato com os valores sociais vigentes. Tendo a Análise Dialógica do Discurso como embasamento teórico, teremos condições de adentrar o universo do discurso e entendermos o enunciado, o signo ideológico, a cultura e o(s) sujeito(s) expressos nas letras das canções que constituem o nosso corpus de pesquisa.

 

Pesquisa de mestrado financiada pelo CNPq.

 

Orientadora: Luciane de Paula

Iniciação Científica

O uso do inglês em publicidades de festas na cidade de Catalão-GO: discurso, mídia e identidade.

Schneider Pereira Caixeta, 2011

 

Um importante aspecto da linguagem é sua capacidade de fornecer informação a respeito do falante. É possível, analisando o comportamento lingüístico de qualquer pessoa, tecer hipóteses a respeito de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade do falante, ou seja, de sua identidade. Considerando-se que a mídia tem grande participação na formação da identidade, ela é fonte rica de indícios a respeito dos sujeitos para os quais ela é voltada. Analisar a língua usada na mídia possibilita enxergar a identidade do sujeito ao qual ela se dirige. Este projeto visa verificar a presença de palavras de língua inglesa em publicidades de festas na cidade de Catalão-GO e fazer, através dessa prática, uma relação entre discurso, mídia e identidade.

 

 

 

Orientadora: Grenissa Bonvino Stafuzza

Party.jpg
Party.jpg

press to zoom
Party.jpg
Party.jpg

press to zoom
1/1

Trabalho de Conclusão de Curso

O Discurso do Trabalho na Publicidade

Schneider Pereira Caixeta, 2012

 

O mundo do trabalho sofreu, na década de 80, inúmeras transformações significativas, que vão desde a intensa inserção dos meios tecnológicos na produção até a uma nova configuração da classe trabalhadora. Como consequência, o trabalhador também passou e ainda passa por mudanças que, naturalmente, acompanharam as transformações ocorridas no mundo do trabalho e, passando pelo fordismo e toyotismo, foi se moldando à realidade que o cercava. Sendo o trabalho ferramenta tão importante no mundo capitalista – e talvez até possamos chamar o próprio trabalhador de ferramenta também – não é de se estranhar que o tema desperte interesse, sobretudo, dos poderes que se encontram em posição de dominação. Sendo a lógica do capitalismo a produção de bens de consumo, sem o trabalho e o trabalhador, tal lógica estaria comprometida. Isso nos leva a acreditar que a mídia, que pode servir (e serve) como instrumento de manipulação das massas, fica incumbida da tarefa de propagar uma imagem tal de trabalho e trabalhador que levem em consideração tão somente os interesses daqueles a quem ela seve. Nesse trabalho, buscamos voltar nosso olhar para as representações dos sentidos de trabalho na publicidade brasileira, a fim de verificar os discursos do trabalho veiculados socialmente, bem como refletir sobre a pertinência e veracidade de tal veiculação.

 

Orientadora: Grenissa Bonvino Stafuzza

operários
operários

press to zoom
operários
operários

press to zoom
1/1