Pesquisas - Nicole Mioni Serni (UNESP/FCLAr)

Doutorado

Canções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les
Misérables

Nicole Mioni Serni, 2014

 

Esta pesquisa se propõe a analisar o filme musical Les Misérables (2012), de Tom Hooper, sob a ótica dos estudos do Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov, tendo como objetivo refletir, por meio de uma análise dialógica, acerca da constituição da arquitetônica do filme musical como tipo peculiar do gênero cinema. A partir de Lés Misérables este trabalho busca investigar a especificidade do gênero filme musical, assim como analisar os diálogos entre o filme escolhido e outras obras de teatro e cinema inspiradas no romance de Victor Hugo, com o qual o corpus também dialoga. A canção, aqui também considerada como um gênero, é elemento constitutivo do filme escolhido e sua presença é de extrema importância na formação do musical, configurando-o como intergenérico.

 

Orientadora: Luciane de Paula

press to zoom

press to zoom
1/1

Mestrado

O filme musical: uma análise dialógica de Across the Universe

Nicole Mioni Serni, 2012

 

Ao considerar o cinema como um gênero fértil para o estudo de diálogos entre gêneros esta pesquisa reflete acerca do filme musical Across the Universe (2007), de Julie Taymor, em sua arquitetônica (forma, estilo e conteúdo). O gênero cinema e o gênero canção encontram-se em constante diálogo no gênero filme, tipo musical, e especificamente, no corpus aqui trabalhado. As canções inseridas no filme são todas compostas pela banda britânica dos anos sessenta The Beatles. As relações dialógicas e as genericidades reconhecidas nesta pesquisa são trabalhadas sob a ótica dos estudos do Círculo de Bakhtin, Medvedev Volochinov e buscam analisar como o filme Across the Universe incorpora as canções de The Beatles e de que maneira o musical dialoga com a letra de cada canção e com cada situação em que são interpretadas no filme. Sob a abordagem dialógica do Círculo a análise do filme em questão possibilita reconhecer o gênero cinema como característico por ser composto por outros gêneros que a ele se incorporam, como em Across the Universe, em que gêneros como canção e dança são parte da construção do gênero filme e do tipo musical.

 

Pesquisa apoiada pelo CNPq

 

Orientadora: Luciane de Paula

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Iniciação Científica

Moça com Brinco de Pérola: Diálogos Possíveis

Nicole Mioni Serni, 2011

 

Para fazer do filme uma ferramenta poderosa e capaz de enriquecer os processos de ensino-aprendizagem, em sala de aula e fora dela, a pesquisa é um item indispensável que deve permear os trabalhos desenvolvidos por todos os participantes da ação educativa: o pesquisador da academia, o professor que atua na sala de aula (seja do ensino fundamental, médio ou superior) e o aluno (independente do nível no qual este se encontra em sua formação). Ao pensar nesse desafio, o presente projeto propõe, a partir da concepção balizadora do Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov (a dialogia), a refletir sobre o filme Moça com brinco de pérola (2003), de Peter Webber, com vistas a demonstrar que o gênero cinema, explorado em seus diálogos interdiscursivos e intertextuais, pode fazer parte do processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz, permitindo ao aluno exercitar sua cidadania de maneira consciente, por meio do exercício de análise e de capacidade crítica que o trabalho com o gênero proporciona. Desse modo, acredita-se que este projeto possa oferecer à instituição escola uma contribuição efetiva no que tange aos processos de letramento.

 

Pesquisa apoiada pela Fapesp

 

Orientadora: Luciane de Paula

press to zoom

press to zoom
1/1