24 A 26 DE ABRIL DE 2018

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

UNESP ASSIS

Conferência: “The Rite ‘Kings Ride’ in the Novel by M. Kundera ‘The Joke’ and the Semiotics of the Images of the Medieval Carnival

O presente estudo propõe uma reflexão acerca do discurso artístico do romance escrito por M. Kundera “The Joke” através do prisma da semiótica do rito “Kings Ride”, descrito nesta obra. A ambivalência do carnaval da semiótica das figuras medievais carnavalescas é preservada neste rito checo. Esta semiótica, em um nível subconsciente compreensível para os cidadãos da cultura checa, traz em sua representação muitas problemáticas humanas e comuns. Este rito remonta ao rito mais antigo da iniciação da época mitológica. A semiótica de ambos os ritos se baseia na ideia de morte e renascimento. Toda a vida do protagonista da obra “Lidvik Jahn” é construída em uma cadeia de felicidade e infelicidades do “rei”. A vida de Ludvik é uma sinuosóide, a qual cada mínimo ou máximo é constituída sobre a oposição “rídículo-sério”. O discurso artístico da obra reflete o mais antigo modelo mental associado ao rito de iniciação. Estes modelos também formam o conceito específico emocional “lítost” e “zást”. Ambas concepções são parte da estrutura que constitui a imagem do personagem principal da novela de Ludvik Jahn.

Convidado: Eugene Stefanski (Samara National Research University - Rússia)

Atualmente, é Diretor do Pre-University Center for International Students of Korolyov, na Samara National Research University (Samara University). PhD pela Volgograd State Pedagogical University (2009). Mestrado pela Saint-Petersburg State University (1993) e graduação em Filologia pela Samara State University, Rússia (1986). Atuou como Professor-Assistente e Diretor International Relations Center na Samara Academy of Humanities entre os anos de 1996 e 2015. Seus trabalhos científicado tem se voltado a temas como Línguas Eslavas, culturologia linguística e Análise do Discurso. Com mais de 160 publicações cientifícas e metedológicas, incluindo 3 monografias e 20 artigos, editados no exterior. Também nos últimos 14 anos tem sido editor do International Scientific Papers sobre Culturologia linguística. No âmbito internacional, coopera com Hebei University, na china (2003-2018), desde 2015 participa da organização do Pre-University Centre for International Students em Samara National Research University, com estudantes de 38 países da Europa, Asia, Africa, América Latina (incluindo Brasil) e, de 2015 a 2017, foi membro da organização do International Summer Schools "Russian Language and Culture" para estudantes estrangeiros (Polonês, chineses, Britânicos, Italianos) em Samara National Research University. Além de livros publicados e outros trabalhos científicos.

Copyright © 2016 GED