24 A 26 DE ABRIL DE 2018

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

UNESP ASSIS

Conferência: “O cotidiano contemporâneo e as relações dialógicas entre enunciados carnavalescos do gênero marchinha de carnaval”

Nas últimas páginas de seu livro sobre Rabelais, Bakhtin nos lembra que “todos os atos do drama da história mundial se desenrolaram diante do coro popular a rir. Sem ouvi-lo, é impossível compreender o drama em seu conjunto” (BAKHTIN, 1993, p.418). A inserção de dispositivos móveis e aplicativos tecnológicos no cotidiano contemporâneo como extensão de nosso corpo e de nossas relações com o mundo – celulares-computadores, redes sociais como facebook, instagram e whatsapp – têm transformado o mundo e as pessoas em milhares de micro-acontecimentos dialógicos em que cada um de nós pode ser protagonista ao infinito sem tempo para refletir/refratar esse cronotopo sócio-digital em que estamos imersos, incluindo os diferentes, desiguais e desconectados que vivem do resíduo dessa cultura global plural conectada. Nesta conferência, pretendo dialogar – refletir/refratar - sobre essas questões e levantar outras delas decorrentes através da análise dialógica de marchinhas de carnaval contemporânea na perspectiva da obra do Círculo de Bakhtin, notadamente do ponto de vista de uma Teoria do Enunciado concreto e do Gênero do discurso com base na nova tradução para o português de Marxismo de Filosofia da Linguagem (VOLÓCHINOV,2017) e também da ciência dialógica da linguagem proposta por Bakhtin, além dos conceitos de carnaval e carnavalização, sem os quais o aprofundamento nos enunciados selecionados perderiam a sua esfera ideológica e dialógica enquanto unidades da comunicação discursiva. Esperamos que a investigação da linguagem carnavalesca nos levem a uma escuta de vozes outras silenciadas pela velocidade do cotidiano contemporâneo.

Convidado: Geraldo Tadeu Souza (UFSCAR Sorocaba)

Geraldo Tadeu possui graduação em Linguística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Foi professor contratado do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo durante o período de 2002 a 2003. Deu assessoria para coleções de Livro Didático de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental e Médio para a Editora Scipione. Trabalhou no Projeto Bairro Escola do município de Nova Iguaçu. Foi assessor curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima, no município de São Paulo, onde desenvolveu um projeto de reestruturação curricular baseado em Roteiros de Pesquisa. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba.

Copyright © 2016 GED