26 A 28 DE NOVEMBRO DE 2014

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

UNESP ASSIS

Apresentação

O III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos - SIED pretende reunir estudiosos brasileiros e estrangeiros das diferentes perspectivas discursivas, a fim de promover a reflexão acerca da colaboração das Análises Discursivas (seja da Análise Dialógica do Discurso, seja da Análise de Discurso de linha francesa ou ainda das semióticas – tanto francesa quanto norte-americana ou russa) às pesquisas brasileiras no campo das Letras, de maneira profunda e crítica. As perspectivas discursivas são contempladas como linhas teórico-analíticas expressivas focadas em textos/discursos verbais, vocais e/ou visuais. As discussões se voltam às questões de metodologia e pertinência na área discursiva no Brasil e fora dele, na contemporaneidade. O evento contará com minicursos, mesas-redondas, simpósios, comunicações e reuniões de grupos. Mas, acima de tudo, o III SIED é composto por questões epistemológicas e artísticas aliadas intrinsecamente à vida. Humanidade(s) dialógicas.

 

Informes importantes acerca do evento:

 

  • As inscrições para participação no SIED, em todas as modalidades, são feitas exclusivamente pelo site do GED. 

  • Somente os associados do GED podem apresentar trabalhos nos SIEDs.

  • Os interessados em se associar para apresentar trabalho no evento deverão concluir o processo de associação (incluindo o pagamento da primeira anuidade a partir de 2015), por meio do site do GED, em data determinada pela Secretaria, a cada evento, tendo em vista a data de realização do Simpósio, pois o sistema só admite o envio de resumos de associados.

  • Encerrado esse prazo, novas associações só voltarão a ser efetuadas após o término de realização do evento.

  • Para se associar vá ao ícone "REGISTRE-SE" na página incial do deste site, preencha as informações e torne-se, com isso, um associado do GED, com sua área de acesso específico as atividades do GED e dos seus eventos.

 

OBJETIVOS

 

. Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas dos estudos discursivos;

. Refletir sobre o papel das Análises Discursivas no Brasil e no exterior, na contemporaneidade;

. Discutir a pertinência epistemológica e metodológica das Análises Discursivas no campo das Letras;

. Pensar análises discursivas verbo-voco-visuais com ênfase nas esferas artísticas e culturais;

. Aprofundar estudos realizados pelos pesquisadores do GED e de outros Grupos de Pesquisa;

. Complementar e ampliar conhecimentos adquiridos na graduação em Letras e na pós-graduação em Letras, em Linguística e em Estudos da Linguagem;

. Promover reflexões acerca da criação de um Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na UNESP de Assis;

. Fortalecer o Programa de Internacionalização da Unesp;

. Expandir o diálogo entre academia e sociedade.

 

JUSTIFICATIVA

 

A realização do III SIED justifica-se pela necessidade de se refletir de maneira criteriosa acerca dos estudos discursivos na contemporaneidade, tanto no Brasil quanto fora dele, uma vez que as pesquisas têm se constituído cada vez mais em rede e os enunciados privilegiam uma construção verbo-voco-visual. A sua importância ocorre por estimular e colaborar com a atuação profissional de professores e pesquisadores da área de Letras e de áreas afins (como História, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Artes, entre outras). A ênfase do evento é dada a contribuição de concepções bakhtinianas, pecheutianas, foucaultianas e semióticas, tão em voga na contemporaneidade. A preocupação se volta à pertinência dessas perspectivas teórico-analíticas diante de textos/discursos verbo-voco-visuais contemporâneos, especialmente aqueles produzidos, circulantes e recebidos nas esferas artísticas socioculturais.

No caso específico do curso de Letras de Assis, o evento colaborará com a formação dos alunos do curso, com as pesquisas e os estudos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores do Grupo de Estudos Discursivos (GED), bem como estimulará novas pesquisas e ainda a criação e fortalecimento de uma linha de pesquisa em estudos discursivos na Unidade e ainda se constitui como uma ação expressiva que pretende contribuir para o fortalecimento da área de Linguística na Unidade e para a criação de um Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem no Câmpus.

 

PÚBLICO ALVO

 

O perfil do público ao qual este projeto atende é formado por estudantes de graduação e de pós-graduação lato (especialização) e stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado), pesquisadores e professores da área de Letras e de áreas afins.

Estima-se que este projeto beneficiará uma quantia de 200 a 300 pessoas.

HOME GED

Copyright © 2014 GED