Integrantes

Alunos Pesquisadores

Ana Beatriz Maia Barissa

UNESP FCLAr

anabeatrizbarissa@gmail.com

Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis, com formação em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Japonesa. Atualmente é mestranda no programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP FCLAR sob a orientação de Luciane de Paula e desenvolve a pesquisa Por e para Fãs: a Análise Dialógica de Severus Snape em uma produção transmidiática. Desenvolveu com financiamento PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, durante a graduação, o projeto de Iniciação Científica: Contos de uma fada: A Malévola da História. Na proposta de renovação, desenvolveu a pesquisa sob o título Contos de uma bruxa: A Construção da Vilania em Malévola, também sob a orientação de Luciane de Paula.

Ana Carolina Siani Lopes

UNESP FCLAr

anasiani@outlook.com

Bacharela em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar), com ênfase em Linguagem e Discurso e com pesquisa financiada pela CAPES, compondo o grupo de pesquisa de estudos bakhtinianos Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe /UFSCar). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP/UNESP – FCLAr), com projeto de pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula e intitulado “Raça, gênero e classe na obra ‘Harry Potter’: uma análise dialógica do discurso”.

Bárbara Melissa Santana

UNESP FCLAr

barbaramelissasantana@gmail.com

Graduada em Letras- Francês pela UNESP FCL- Assis, Mestre e atualmente Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Linguística a Língua Portuguesa da UNESP- FCLAR. Sob a orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula desenvolveu durante a graduação o projeto de iniciação científica "Ecologicamente ideológico: a ideologia da sustentabilidade nos discursos da Natura"; com o apoio da agência de fomento FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, durante o mestrado desenvolveu a dissertação "La Majorité Opprimée : uma análise bakhtiniana do machismo de cada dia" também financiada pela FAPESP e atualmente trabalha na tese de doutoramento entitulada "A trilogia 'Cinquenta Tons': Análise de um fenômeno transmidiático" com o apoio da CAPES.

 

Carolina Gomes Sant'ana

UNESP FCLAr

carolgs03@gmail.com

Graduada em Letras com habilitação em Português/ Alemão pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus de Assis" SP, iniciado em 2015 e terminado em 2018. Participou do Grupo de Estudos Linguísticos (GED). Ministrou aulas de língua alemã, como professora voluntária no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da FCL/Assis (CLDP). Professora de inglês na escola de idiomas CNA de Assis durante o primeiro semestre de 2019.

Clara Moreira Molinari

UNESP FCLAr

clara_mmolinari@hotmail.com

Mestranda do programa de pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP, campus de Araraquara. Integra o GED - Grupo de Estudos Discursivos e desenvolve pesquisa na área da Análise do Discurso, sob a orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula. Atualmente, é bolsista do programa de facilitadores da UNIVESP. Possui licenciatura e bacharelado em Letras com habilitação em Português/Inglês também pela UNESP, campus de Araraquara. Durante a graduação, foi bolsista do PET - Programa de Educação Tutorial do curso de Letras, no qual desenvolveu atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária durante três anos e realizou pesquisa na área de Aquisição da Linguagem.

1/1

Please reload

Ana Beatriz.png

Ana Beatriz Maia Barissa

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pelo programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara e Mestre (2019) pelo mesmo Programa e Instituição. Graduada (2017) em Letras com habilitação Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras/Assis (UNESP/FCL-Assis) e faz parte do Grupo de Estudos Discursivos – GED, coordenado pela professora Luciane de Paula. Durante a graduação, desenvolveu pesquisa em Iniciação Científica financiada pela PIBIC/CNPq na área de Análise do Discurso intitulada “Contos de uma fada: A Malévola da história”, com renovação da bolsa, de título “Contos de uma bruxa: A construção da vilania em Malévola”. desenvolveu uma pesquisa de Mestrado, “Por e para fãs: Uma análise dialógica de Severus Snape em um enunciado transmidiático”, cujo foco se volta para a construção de um personagem literário em uma obra transmidiática. A ênfase do trabalho está na circulação e recepção da saga Harry Potter e resultam em produções autorais dos fãs. No Doutorado, a pesquisa é voltada a para a discussão de maternidade e amor materno a partir da imagem da personagem Regina Mills (Rainha Má), da série estadunidense “Once Upon a Time”, a partir da perspectiva bakhtiniana de linguagem.

Ana Carolina Siani

Ana Carolina Siani Lopes

Bacharela em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar), com ênfase em Linguagem e Discurso e com pesquisa financiada pela CAPES, compondo o grupo de pesquisa de estudos bakhtinianos Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe /UFSCar). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP/UNESP – FCLAr), com projeto de pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula e intitulado “Raça, gênero e classe na obra ‘Harry Potter’: uma análise dialógica do discurso”.

Barbara Luqueti Tavares.png
Projetos

Barbara Luqueti Tavares

Graduanda do 2º ano de Letras com habilitação em Português/ Inglês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCL/ UNESP Assis) e integrante do GED – Grupo de Estudos Discursivos. Desenvolvendo projeto de pesquisa em iniciação científica na área de Linguística – Análise Diálogica do Discurso com o apoio da Bolsa PIBIC/CNPq a título do projeto: As Sombras da Noite: o diálogo carnavalizado do vampiro-zumbi, sob orientação da Professora Luciane de Paula.

WhatsApp Image 2021-07-12 at 14.29.49.jpeg
Projetos

Carolina Gomes Sant'ana

Atualmente é mestranda no Programa de Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) e desenvolve pesquisa na área da análise do discurso sob orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula. Graduada em Letras com habilitação em Português/ Alemão pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Assis (FCL/UNESP Assis). Participante do Grupo de Estudos Linguísticos (GED).

WhatsApp Image 2021-03-29 at 17.02.40.jpeg

Fábio Augusto Alves de Oliveira

Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (PPGLLP/UNESP/FCL/Araraquara), graduado (2017-2021) em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL/Assis) e integrante do Grupo de Estudos Discursivos (GED-CNPq/UNESP/FCL/Assis). Atuou (2019) como professor voluntário de língua francesa no projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UNESP/FCL/Assis). Desenvolveu, ainda, pesquisa em nível de IC, com apoio CNPq(2018-2020)/FAPESP(2020-2021), em análise do discurso, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Interesses de pesquisa: teorias discursivas e da enunciação, discurso político, jornalismo e representações de raça, gênero e sexualidade.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 18.33.21.jpeg

Giovana Cristina de Moura

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara – SP (FCLar) e graduada pela UNESP FCL/Assis em Português e Francês e suas respectivas literaturas. Atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada de “Diálogo entre a Brigada Inquisitorial e a Armada de Dumbledore: o papel de Dolores Umbridge e Hermione Granger”, apoiada pelo CNPq. Durante a graduação, desenvolveu pesquisa em nível de iniciação científica intitulada de “Mulheres-princesas Disney:uma análise dialógica de Mulan (1998) e Valente (2012)”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Faz parte do GED (Grupo de Estudos Discursivos). Sua área de atuação se concentra na Filosofia da Linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin.

imagem1.jpg
Projetos

Isabella Lourenci Kojima

Graduanda em Letras – Português / Inglês pela UNESP – Assis. Integrante do Grupo de Estudos Discursivos (GED), coordenado pela professora Luciane de Paula. Atualmente, pesquisa com reflexão voltada para a relação de Dom Quixote, Miguel de Cervantes com a obra As impurezas do Branco, Carlos Drummond de Andrade (em versão especial, com ilustrações de Portinari). Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pelo professor Matheus N. Schwartzmann.

WhatsApp Image 2021-06-17 at 10.58.07.jpeg

José Antonio Rodrigues Luciano

Aluno de pós-graduação (Mestrado) no Programa de Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) e integrante do Grupo de Estudos Discursivos - GED, na função de pesquisador e tesoureiro. Atualmente, desenvolve pesquisa intitulada "Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepções verbivocovisuais". Graduado em Letras Português/Francês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Faculdade de Ciências e Letras de Assis, onde também desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (IC), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP e do CNPq, sobre "Verbivocovisualidade: a concepção linguagem na filosofia bakhtiniana", que se integra ao projeto Análise Dialógica de Discursos verbovocovisuais, da orientação da Profª Dra. Luciane de Paula. Sob mesma orientação e apoio, também desenvolveu projeto de pesquisa intitulado "Verbivocalidade: concepção musicais na teoria do Círculo de Bakhtin". Atuou como professor-voluntário de francês no programa Universidade Aberta para Terceira Idade (UNATI) no ano de 2017, como professor convidado no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores - CLDP e tem experiência de intercâmbio nos Estados Unidos. 

Juliana.jpg
Projetos
ORCID

Juliana Beatriz Prates Almeida

UNESP/FCLAs

juliana.prates@unesp.br

Em construção.

kamilat.jpg
Projetos

Kamilat Ariele Souza Akinlotan

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"Faculdade de Ciências e Letras de Assis e integrante do Grupo de Estudos Discursivos (GED) coordenado pela Profa. Dra. Luciane de Paula. Ministrou aulas voluntárias de Língua Inglesa no projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e atualmente bolsista Capes pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-INGLÊS).

leonardo.png
Projetos

Leonardo de Oliveira

Licenciado em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela UFLA – Universidade Federal de Lavras e Mestre em Letras pela mesma universidade, tem Interesse em Estudos Bakhtinianos/Análise dialógica do discurso. É membro do GEDISC – Grupo de Estudos Discursivos Sobre o Círculo de Bakhtin, coordenado pelo Professor Dr. Marco Antônio Villarta-Neder. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP/UNESP Araraquara) e também integra o GED/UNESP – Grupo de Estudos Discursivos, sob a coordenação da Profa. Dra. Luciane de Paula. Sua proposta de pesquisa para o doutorado é intitulada “Tons emotivo-volitivos e verbivocovisualidade: as nuances entonacionais nas múltiplas semioses expressas em filmes publicitários sobre preservação ambiental”, pesquisa também orientada pela Profa. Dra. Luciane de Paula.

Marana.jpeg
Projetos

Marana Luísa Tregues Diniz

Graduanda em Letras com habilitação em Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCL/ UNESP Assis) e integrante do GED – Grupo de Estudos Discursivos. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa em iniciação científica na área de Linguística – Análise Dialógica do Discurso com o tema “Análise sígnica da masculinidade em Johnny Bravo e Bolsonaro”, orientada pela Professora Luciane de Paula.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 18.19.09.jpeg

Natasha Ribeiro de Oliveira

Aluna de doutorado do Programa de Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) e integrante do GED - Grupo de Estudos Discursivos, como pesquisadora e secretária. Desenvolve pesquisa sob a temática da filosofia da linguagem, com o apoio da CAPES, intitulada "Arte, mídia e política: uma análise bakhtiniana de "bolsominions" e "petralhas". Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr/UNESP, com a dissertação intitulada "A febre amarela 'minions': uma análise bakhtiniana", desenvolvida com apoio da FAPESP/CAPES, na área da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Graduada em Letras com habilitação Português/Francês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAs/UNESP). Desenvolveu três pesquisas em nível de Iniciação Científica na área da filosofia da linguagem, intituladas "A ambivalência humana refletida e refratada em Tim Burton: o 'estranho' Jack", com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP, "Contos de uma bruxa: a construção da vilania em Malévola", com o apoio do CNPq e "O 'estranho' mundo de Tim Burton: uma análise dialógica de animações", com o apoio da FAPESP, todas sob a orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula.

rafaela.jpg
Projetos

Rafaela dos Santos Batista

Graduanda em Letras com habilitação Português/ Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) e integrante do Grupo de Estudos Discursivos (GED) coordenado pela Profa. Dra. Luciane de Paula. Sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, desenvolveu as Iniciações Científicas "Mulheres contemporâneas: The Handmaid’s Tale real?" (2020) e "O conto da aia: vozes sociais em embate discursivo" (2020/21). Também participou no projeto de extensão CLDP na UNESP-Assis como professora voluntária de Língua Inglesa (2021).Desenvolve trabalho técnico de assessoria na Editoria Executiva da Alfa: Revista de Linguística filiada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2019/ 2020/ 2021).

WhatsApp Image 2021-06-16 at 18.03.53.jpeg
Projetos

Rafael Júnior de Oliveira

Graduado em Letras – Licenciatura Português/Inglês e suas Literaturas – pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 2017) e membro do grupo de pesquisa GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin). Mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), na linha de Discurso e Representação social. O objeto da dissertação foram as fakes news enunciadas por candidatos à presidencial do Brasil em 2018. Atualmente, desenvolve projeto no doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, investigando a verbivocovisualidade nas produções de discursos oficiais. No campo do discurso, atua primordialmente com a filosofia da linguagem de vertente bakhtiniana. Áreas de interesse: verbivocovisualidade, cinema, portais educacionais, política, redes sociais entre outros.

1309a5_02b7c0b561614d2da1556a9a59a84620.png

Tatiele Novais Silva

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- (UNESP) Câmpus Assis. Mestre pelo programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- (UNESP) Câmpus Araraquara. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Araraquara). É integrante do grupo GED – Grupo de Estudos Discursivos.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 21.22.32.jpeg
Projetos

Vanessa Pompone da Silva

Graduanda em Letras com habilitação Português/Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAs/UNESP), integra o GED – Grupo de Estudos Discursivos e contribui nas atualizações do blog, sob a orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula. Atualmente colaboradora do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Plataforma Capes de Educação Básica 2020/2021, orientada pelo Profº. Drº. Matheus Nogueira Schwartzmann com ênfase em Letras/Português, buscando discutir as concepções de texto, leitura, língua e linguagem, no processo de iniciação à docência em Língua Portuguesa, buscando aproximar o ensino superior da educação básica, na articulação entre pesquisa e ensino. Tendo como ponto de partida uma reflexão teórica sobre texto, leitura, língua e linguagem, alicerçada nos pressupostos da semiótica de linha francesa, e norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos Letras e pelo PPP – Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras da Unesp de Assis.

viniciusfernandesdocarmo.gif
Projetos
ORCID

Vinícius Fernandes do Carmo

UNESP/FCLAs

vf.carmo@unesp.br

Gradua-se em LETRAS na FLCAs/UNESP (2020-), onde cursa licenciatura em língua-portuguesa e italiano. Tem curta experiência na área de Letras (principalmente, linguística e literatura), sobre docência de cursos como professor de gramática, porém grande interesse em formulação científica, enquanto duro combatente pela integridade científica acadêmica, e artística, enquanto apreciador das conexões entre modalidades artísticas, os distinguindo enquanto ator em seus estudos.